CLAWDIA EJARA

O estilo musical

R&B

O termo R&B se espalhou pelo mundo no final dos anos 40 nas reportagens da Revista Billboard. Mas foi nos anos 80 que o rhythm and blues ficou conhecido como é até hoje, pela mistura de batidas de Disco com Hip Hop, Soul e Funk. Apesar de ser marcada como a “década do rock”, os anos 80 viu surgir artistas como Michael Jackson, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Whitney Houston e Janet Jackson, levou o estilo ao mainstream , transformando R&B em sinônimo de música pop.

O álbum Thriller (1982) de Michael Jackson detém o título de “álbum mais vendido de todos os tempos”. Na época faturou vários prêmios, como o Grammy de melhor álbum de R&B. Thriller foi considerado um divisor de águas no mundo da música e quebrou todas as barreiras, inclusive raciais, abrindo oportunidade para artistas negros ganharem destaque no cenário musical, como os consagrados Prince e Lionel Richie.

Nomes internacionais do R&B

Stevie Wonder, Michael Jackson, Prince, Lionel Ritchie, New Edition, Chaka Khan, Diana Ross, Boys II Men, Whitney Houston, Janet Jackson, Mariah Carey, Lauryn Hill, Mary J. Blidge, Baby Face, Faith Evans, TLC, SWV, Destiny Child, Monica, Brandy, Total, Black Street, R Kelly, Ashanti, Usher, Justin Timberlake, Keith Sweet, Beyonce, Rihanna, Cristina Aguilera, etc.

Nomes do R&B no Brasil

Cassiano, Ed Motta, Rosana, Fat Family, Sublimes, Patrícia Marx, Vanessa Jackson, Luciana Mello, Mauricio Manieri.
Na atualidade também temos: Silveira, D’ Black, Filiph Neo, Dryka Ryzzo, Valmir Nascimento, Edie Aalves, etc. Uma curiosidade interessante é que no Brasil, o R&B foi popularizado com o nome de “Charme”,  principalmente no Rio De Janeiro.